No mundo competitivo da edução, atrair novas famílias vai além de apenas oferecer uma ótima metodologia educacional.

Para famílias em mudança, a qualidade das escolas locais na nova cidade é uma prioridade máxima. Então gaste algum tempo mapeando como entrar no radar das famílias antes da mudança.
Qual é a melhor maneira de se destacar e convencê-los de que sua escola é a escolha perfeita para a família deles?

Este guia irá equipar a sua escola com seis estratégias de marketing educacional poderosas para atrair novas famílias, tudo isso enquanto mostra o que torna sua escola e a sua comunidade realmente tão especiais. Também nos aprofundaremos em como alavancar o conteúdo que você cria para maximizar seu impacto neste processo.

1) Desenvolver conteúdo direcionado a famílias em mudança

Crie postagens de blog e artigos que respondam as perguntas específicas que as famílias que estão se mudando têm ao longo de sua jornada de pesquisa e mudança. Não tem certeza de quais são essas perguntas? Entreviste as suas famílias recém matriculadas que se mudaram recentemente e inclua citações delas. Aqui estão algumas ideias de como realizar este processo:

  • Conecte-se com os pais no estágio inicial da pesquisa

Destaque os aspectos da sua escola e cidade que as famílias recentemente matriculadas adoraram, por exemplo: “A importância de uma comunidade escolar de apoio para famílias em mudança”, “Mudança para Florianópolis com crianças: uma lista de verificação para tudo ocorrer bem.”

  • Estágio de pesquisa específico da cidade

Depois que as famílias tiverem reduzido suas escolhas, direcione-as para tópicos específicos da cidade, como “Melhor escola de ensino fundamental em Florianópolis, Santa Catarina” ou “Escola de ensino médio com aprovação no Enem em Florianópolis, Santa Catarina”.

  • Estágio de pesquisa com base nas necessidades

Conforme as famílias se aprofundam, segmente palavras-chave focadas em necessidades específicas, como “Programa STEM em Florianópolis” ou “Desenvolvendo fortes habilidades de liderança: programas extracurriculares e contra turno nesta escola de Florianópolis”

Como usar este conteúdo a favor da sua escola:

– Postagens de blog: publique seu conteúdo no site da sua escola e nas plataformas de mídias sociais.

– PDFs para download: ofereça PDFs para download de guias ou crie e-books compilando vários artigos sobre um tópico específico (por exemplo, “Guia para se mudar para Florianópolis com crianças”).

– Marketing por e-mail: inclua trechos do seu conteúdo em boletins informativos por e-mail para famílias atuais e ex-alunos que possam ter amigos ou parentes pensando em se mudar.

2) Divulgue o site da sua escola nos sites e portais da cidade

Muitos sites de notícias e portais das cidades têm guias e conteúdos focados em família e atividades para elas. Entre em contato para saber sobre espaço para anúncios e se você pode contribuir com conteúdos em parceria ou colaborativos.

  • Destaque o perfil da sua escola e garanta que ele esteja atualizado com informações claras sobre currículo, atividades extracurriculares e programas exclusivos;
  • Faça parcerias com “blogs de mães” ou sites focados na família que oferecem divulgações de serviços locais.

3) Seja listado em plataformas nacionais de busca de escolas

Liste sua escola em plataformas como Google Meu Negócio, Melhor Escola e Quero bolsa. Mostre seus pontos fortes com perfis atualizados e detalhados e o máximo de avaliações positivas possível. Certifique-se de solicitar avaliações de famílias atuais e ex-alunos recentes regularmente.

4) Torne-se o melhor amigo de um corretor imobiliário

Faça parcerias com corretores e imobiliárias, que ajudam famílias a encontrar novos lares. Mostre toda qualidade da sua instituição para ser uma solução para as novas famílias da comunidade, fazendo esta parceria de sucesso.

5) Crie uma Landing Page da sua Escola dedicada para pessoas que não residam na cidade

Crie uma página com fatos da escola, favoritos e citações de professores, pais, alunos e ex-alunos. Inclua conteúdo específico para famílias que estão se mudando: postagens de blog, vídeos de alunos sobre a cidade e links para recursos sobre programas pós-escola, colônia de férias e outras atividades para as crianças na sua cidade.

Crie guias da cidade, com Museus, eventos e muito mais!

Crie autoridade:

Entreviste uma família que se mudou recentemente para a área e se matriculou na sua escola. Questione-os sobre suas principais prioridades durante o processo de pesquisa e quais informações eles acharam mais úteis. Use os insights deles para personalizar seu conteúdo ainda mais.

6) Defina o Google Ads da sua escola baseado nos interesses das famílias que estão em mudança

Utilize a estratégia de palavras-chave:

Leve em consideração as diferentes etapas do processo de mudança das famílias a nova cidade e suas pesquisas durante todo o processo.

Pesquisa inicial: “Melhores escolas de São Paulo”; “Escolas particulares em Itajaí”

Necessidades específicas: “Escolas de Florianópolis com programas de bilíngues”, aqui você deve destacar os seus benefícios e diferenciais.

Aproveite os interesses dos pais:

Vá além de apenas “escolas”. Segmente palavras-chave relacionadas a atividades extracurriculares, opções de cuidados infantis ou recursos educacionais que as famílias possam estar pesquisando.

Exemplos: “Atividades esportivas para jovens de Florianópolis”, “melhores bibliotecas para crianças em Florianópolis” e “Atividades culturais para crianças de Florianópolis”.

Refinar e monitorar o desempenho datas ações de marketing da sua escola:

Conforme sua campanha é executada, monitore seu desempenho. Veja quais palavras-chave ressoam mais e ajuste de acordo com os insights.

Considere usar palavras-chave negativas para excluir pesquisas irrelevantes (por exemplo, “escolas com aulas de ballet” se sua escola não oferece aula de ballet).

Ao implementar essas estratégias de marketing para escolas, você pode alcançar efetivamente famílias que estão se mudando e fazer progressos para se tornar a referência de acolhimento e consequentemente a principal escolha delas na sua região.