O vendedor em tempos modernos, como diz o Palestrante Eduardo Tevah, um dos maiores do Brasil, no qual nossa equipe pode visitar seu treinamento em 2024 em Florianópolis, mudou muito na década de 70, quando passou de um profissional informativo para alguém consultivo.
Ele consegue compreender os desejos e necessidades dos clientes, aplicando perguntas e deixando o consumidor ser o condutor da conversa, conseguindo atuar no seu script de vendas de maneira focado em solucionar estas questões e perguntas levantadas em sua negociação, agora tem mais o desafio de se tornar tecnológico.
Hoje enxergamos diversos tipos de vendedores, quanto maior a complexidade da solução, ou vendas B2B (empresas para empresa) mais habilidosos e experientes estes profissionais precisam ser.
A medida que a tecnologia cresce, muitos vendedores iniciantes, se aproveitam para enviar o maior número de mensagens e abordagens superficiais, enquanto os vendedores experientes saem na frente para usufruir da tecnologia para conseguir humanizar cada vez mais a conversa, gerindo suas tarefas e follow-up para não esquecer dos seus clientes e registrando o maior números de informações benéficas para ele e também para a empresa em geral.
Um gestor da indústria uma vez citou: ‘Vendedor bom é vendedor que registra’ Nesta frase ele alerta: Hoje, aqui em nossa indústria, que tinha central de vendas direta, mais uma tendência dos novos tempos, não queremos consultores superficiais, queremos vendedores que apliquem metodologias consultivas, saibam perguntar, estudem métodos e registrem informações estratégicas.
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Se você esta procurando se tornar um vendedor de alto desempenho para tempo modernos, fique esperto nas dicas abaixo:
1- Você deve deixar de ser um Vendedor Informativo para se tornar Consultivo: Ao invés de sair falando nos primeiros momentos dos benefícios da sua solução, de como a sua empresa é interessante e sendo o protagonista da conversa, você tem a habilidade de iniciar a conversa com um assunto geral para quebrar o gelo, consegue ser extremamente simpático e educado e logo após de deixar o seu cliente a vontade, aplica suas perguntas de interesse para compreender as necessidades dele, deixando-o conduzir este bate-papo;
2- Você usa um CRM: Empresas maduras usam inegociavelmente um sistema de CRM e você precisa saber como usar. Por ali, você registra os contatos interessados, sempre que o lead (interessado) avança uma etapa, seja para qualificação ou agendamento de reunião, você registra tudo, completa seu cadastro e cria tarefas de contato e gerais sobre ele, para nunca esquecer ou deixar esse lead no ‘limbo’. O CRM auxilia para que todas as oportunidades de negócios estejam claras e organizadas. E de bônus, quando o seu gestor pedir suas negociações e metas da semana, esta tudo organizado e claro, você não precisa entrar em pânico pela falta de informações;
3 – Neuromarketing: Apesar de ser um vendedor você é curioso, e busca saber sobre comportamento de consumo, entender como um cliente toma um decisão e sai da sua zona de conforto. Aproveite e pesquise sobre Neuromarketing na Internet. Conteúdo e estudos é o que não falta por aí;
4 – Leitura: Você compra livros ou ebooks digitais porque entende que a profissão vendedor é uma das mais remuneradas do mundo, desde que você represente empresas valiosas. Você entende que estas empresas buscam profissionais habilidosos, tecnológicos, de atitude e que conheçam metodologias de vendas.Poderíamos acrescentar muito tópicos que caracterizam um vendedor em tempos modernos, como gatilhos mentais, saber construir scripts de vendas e de objeção, saber ter uma consistência de contatos e prospecção e ter atitude. Venda em tempos passado era talento, hoje é consistência, estudo, simpatia e também ciência.Desejamos boas vendas e que você cda vez mais eleve o seu patamar e habilidade!
