A China atualmente é um dos grandes players econômicos do momento, e muitas empresas brasileiras estão abrindo os olhos para aprender a se relacionar melhor com as empresas chinesas. Sendo formatar novos produtos e soluções, entender a cultura e realmente ganhar com isto. O setor industrial brasileiro já trabalha há bastante tempo com a China, porém pode avançar muito mais, e outros setores econômicos, tem uma grande oportunidade que nunca imaginaram e nem se prepararam.

Neste artigo, damos algumas dicas para você refletir sobre isto:

1. Entenda o mercado e a cultura chineses
Antes de desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo, é crucial entender o mercado chinês e a cultura local.
Isso inclui:

Consultor: Existe muitos estudantes e pessoas chinesas aqui no Brasil, que tal investir em uma consultoria com eles? Plataformas como 99freelas.com.br contam com tradutores chineses, pense diferente e proponha conversar, entender da cultura para eles pagando por estes encontros. Se você tem mais investimento, existe empresas chinesas de consultoria no Brasil. Informação é poder, e você pode aproveitar consultorias destas pessoas.

Pesquisa de mercado : analise o cenário do setor, os concorrentes e os grupos-alvo.

Sensibilidade cultural : considere as diferenças culturais e as tradições locais para garantir que seu conteúdo seja relevante e respeitoso.

Idioma e localização : certifique-se de que seu conteúdo esteja escrito em chinês impecável e leve em consideração expressões locais e terminologia técnica.

2. Use plataformas locais
Na China, plataformas ocidentais como Google e Facebook são amplamente bloqueadas. Em vez disso, as plataformas locais dominam o mercado:

WeChat : O WeChat é mais do que apenas um aplicativo de mensagens. Oferece recursos para mídias sociais, pagamentos, comércio eletrônico e miniprogramas. Use o WeChat para distribuição de conteúdo e interação com seu público-alvo.
Baidu : O Baidu é o principal mecanismo de busca na China. Otimize seu conteúdo para o Baidu SEO para que ele fique visível nos resultados de pesquisa.
Weibo: e outras redes sociais: plataformas como Weibo e Zhihu também são populares e podem ser usadas para estratégias específicas de marketing de conteúdo.

3. Desenvolva conteúdo relevante e de alta qualidade
Conteúdo relevante e de alta qualidade é a chave para o sucesso no marketing de conteúdo B2B:

Conteúdo educacional : crie white papers, e-books, estudos de caso e artigos técnicos que forneçam informações e insights valiosos ao seu público.
Webinars e eventos on-line : organize webinars e conferências virtuais para mostrar sua experiência e interagir diretamente com clientes em potencial.
Conteúdo visual : use infográficos, vídeos e slideshares para apresentar informações complexas de forma clara e compreensível.

4. Personalização e segmentação
Conteúdo personalizado é mais eficaz e envolvente. Segmente seu público por setor, tamanho da empresa e necessidades específicas para criar conteúdo personalizado. Use dados e análises para entender quais tópicos e formatos repercutem melhor com seu público.

5. Integrar especialistas e influenciadores locais
Colaborar com especialistas e influenciadores locais pode construir a credibilidade da sua marca e aumentar seu alcance:

Principais Líderes de Opinião (KOLs) : Os KOLs têm influência significativa na China e podem ajudar a levar seu conteúdo a um público maior e mais relevante.

Parcerias locais : colabore com empresas locais e associações do setor para criar conteúdo compartilhado e expandir suas redes.

6. Use insights baseados em dados
A análise contínua dos seus esforços de marketing de conteúdo é crucial para medir e otimizar sua eficácia:


Conclusão

O marketing de conteúdo é uma estratégia global e pode funcionar em qualquer país que possua internet livre. Já é fato há muito tempo o poder econômico chinês, e o mundo estava cada vez mais globalizado, muito em breve barreiras de espaço e linguagem quase não existirão, e as empresas do futuro irão correr para entender da cultura, negócios e mais informações sobre os países. Sai na frente e se prepare para este novo mundo.