Esta metodologia é usada em todos os lugares do mundo dentro do marketing. Já existente há muito tempo, e ainda auxilia as empresas tanto no desenvolvimento de publicidade e propaganda, seja criando VT’s nas TV, rádios ou campanhas, até mesmo lá no time comercial, que cria o seu roteiro de vendas para abordar consumidores através da prospecção ativa via telefone.

Ela nos ajuda a comunicar melhor e, assim, incentivar os clientes a fazerem uma compra passo a passo.

O que é o modelo AIDA?
AIDA é a sigla para um modelo passo a passo para eficácia de publicidade. Inclui quatro fases: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Este modelo descreve a jornada do cliente de forma simplificada. E como fazê-los tomar uma decisão (por exemplo, comprar um produto ).

Objetivo do modelo AIDA
Uma conversa de vendas é como flertar: se você falar muito alto, já perdeu. Em vez disso, é aconselhável sempre começar pela primeira porta.

História
Elmar Lewis desenvolveu esta metodologia em 1898. Quanto tempo, hein? Para ser estudada nas faculdades depois de mais de 100 anos, com certeza se trata de uma metodologia bem eficaz. AIDA é uma sigla para um princípio de eficácia de publicidade


CASE
Aplicação da fórmula AIDA usando o exemplo da Coca-Cola no Natal.

Vamos ver como a Coca-Cola usou este método para construir a sua publicidade que atravessa décadas e encanta famílias?

Todos os anos, durante o Natal, a Coca-Cola nos proporciona momentos mágicos com um caminhão de Natal.

Como as quatro fases da fórmula AIDA são usadas estrategicamente nesta campanha?

Atenção
De acordo com o modelo AIDA, primeiro é importante ganhar a atenção do cliente. Já faz anos que a Coca-Cola vem usando canções de natal esquecidas para encenar comerciais durante o Natal. Em 2018, a conhecida canção da Coca-Cola “ Holidays Are Coming ” foi regravada. E imediatamente se desenvolveu em uma melodia cativante com alto valor de reconhecimento.

A Coca-Cola consegue atingir o ouvinte e o espectador em um nível emocional. Traz alegria e faz os corações baterem mais rápido. Um cenário natalino, luzes e as cores CI da Coca-Cola , vermelho e branco, permitem que o espectador mergulhe diretamente no mundo.

Interesse
Agora você deve usar a atenção que ganhou para despertar interesse. A Coca-Cola usa mecanismos de narrativa testados e comprovados em seus comerciais. A imagem: Uma paisagem nevada e protagonistas olhando animadamente para os caminhões que se aproximam.

Desejo
Uma vez despertado o interesse pelo produto, é função do vendedor despertar o desejo no cliente.

Todo ano, a Coca-Cola lança uma edição natalina de suas latas de Coca-Cola. Além disso, serão publicadas as datas da turnê de Natal da Coca-Cola , da qual todos podem participar. O desejo de compartilhar momentos do espírito contemplativo do Natal com outras pessoas está aumentando. Aqui a produto já se ajusta visualmente para gerar desejo de compra, todo ano com uma novidade em seu visual e conceito.

Ação
O desejo de comprar e participar foi despertado e agora deve ser convertido em uma ação ou compra.

A Coca-Cola convida você a compartilhar a alegria do Natal! O Coca-Cola Christmas Tour, que começou pela primeira vez há mais de 20 anos, também tradicionalmente convida as pessoas a participar.

Bem a tempo para as festas de fim de ano, as latas e garrafas de Coca-Cola , Coca-Cola Zero Açúcar e Coca-Cola sabor light aparecem em formato de papel de presente nas cores vermelho, verde e prata.

Modelo Coca-Cola-Aida

Onde o modelo AIDA é usado?
Como o exemplo da Coca-Cola mostrou, as fases do AIDA podem se estender por toda uma campanha . Mas também podem ser aplicados a um único elemento publicitário. Eles, portanto, desempenham um papel importante no marketing de entrada e saída .

Notamos que este modelo é usado tanto na criação da publicidade, mais voltada a ações de branding e marca, mas também nas ações de relacionamento e vendas direta.

O modelo AIDA tem desvantagens?

Na era da mídia digital, o modelo AIDA se tornou um pouco obsoleto nas estratégias de marketing. Os clientes cada vez mais entram em contato com uma marca pela primeira vez por meio de uma pesquisa no Google ou no YouTube – mas muitas vezes também no ponto de venda (PDV). Em geral, há significativamente mais pontos de contato do que antes. A concepção de marketing baseada no princípio AIDA é, portanto, é mais difícil.

No entanto, em nível operacional (por exemplo, criação de anúncios ou redação publicitária ), o AIDA é mais importante do que nunca. Porque a enxurrada de informações não diminui e as pessoas estão cada vez mais fazendo ouvidos moucos. O modelo AIDA pode ajudar os profissionais de marketing a canalizar a atenção limitada do usuário na direção certa.

A modernização do modelo AIDA para AIDCAS

O modelo AIDCAS
Uma extensão do “AIDA” é o modelo AIDCAS. Aqui, são acrescentadas duas fases adicionais que levam mais em conta os aspectos emocionais. Sabe-se que eles desempenham um papel importante.

C de Confiança : Em muitas áreas de negócios, uma boa base de confiança é essencial para vendas bem-sucedidas.

S de Satisfação : Depois da compra é antes da compra. Portanto, tudo deve ser feito para garantir que o cliente permaneça satisfeito (por exemplo, gerenciamento de sucesso do cliente e suporte ao cliente).

Conclusão:

Mesmo em tempos modernos estes 4 passos da AIDA ainda é muito válido. Até mesmo nas mídias digitais onde o primeiro passo é conseguir a atenção do consumidor. Logo após consegui-la, você precisa gerar interesse, depois de forma emocional o desejo e logo mais, a ação de vendas.