Por que devo me importar com o que é SEO?

Trata-se de práticas de um conteúdo bem desenvolvido para o seu site. Tanto em questões de estrutura, como ter uma hierarquia de títulos correta, semelhante ao um trabalho de faculdade, além de conhecimentos em aplicar boas palavras-chaves neste texto, entre detalhes tecnológicos, como velocidade do seu site, se carrega corretamente em celular, entre outros pontos.

Por que isto é importante?

É medindo esta qualidade que o seu site tem melhores resultados de posicionamento dos buscadores, como o Google. Os robôs que monitoram o site e levam um relatório ao Google. Neste relatório eles analisam: se o texto faz sentido, se a estrutura esta correta, se a experiência de navegação e se visita do usuário vai ser boa.

Se o seu site é mais veloz e tem um conteúdo estruturado ele vai estar melhor posicionado no Google, e consequentemente você vai necessitar menos de anúncios para atrair novos visitantes. Isto se torna um investimento com ótimo custo benefício a médio prazo pensando na longevidade dos seus resultados. E isto gera resultados financeiros para a sua empresa.

Em uma empresa que trabalha há 3 anos a criação de conteúdo bem estruturado no site e blog, possuindo mais de 200 artigos, analisamos que gerava mais de 300 acessos orgânicos por dia, sem investimentos em anúncios. Para gerar esses visitantes por anúncios, precisaria de um bom investimento diário em propaganda.

Além deste detalhe, quando seu site tem boa estruturação de conteúdo, o investimento por clique de visitante fica mais barato. Em uma escola que atendemos, o investimento no visitante era de 20 centavos por ter um bom SEO, e tivemos casos de conteúdos desconexos sem títulos, que o valor de clique (CPC) passava de 1 real.

Imagine?
Sua empresa com um site bem estruturado em SEO levava 5 vezes mais visitantes de anúncios com o mesmo investimento, comparado a que tinha uma estruturação de conteúdo ruim.

Esta medição de resultados é o que o Google leva em consideração nesta análise, um pouco é dito, porém existem avaliações que só eles conhecem. Há um tempo, acidentalmente, alguns documentos de como o Google avalia os sites foram vazados, mas uma das conclusões das 2.500 páginas de dados de classificação de pesquisa é que o Google rastreia a “autoridade de domínio” por meio do que eles chamam de “siteAuthority” e todos os pontos que debatemos acima.

Porém, o que é a “autoridade de domínio” da sua empresa?

A “autoridade de domínio”  se refere à medida da força e credibilidade do domínio do seu site aos olhos dos mecanismos de busca e, para o propósito deste post, particularmente do Google.

Então, como uma empresa constrói e retém uma forte “autoridade de domínio”?

Mobile first: Está é um dica essencial e muito falada há bastante tempo, porém em nossas consultorias ainda se torna os erros mais encontrados. Mais de 90% do acesso é via celular e muito sites são desenhados pensando na versão desktop. Analisei se seu site tem uma boa jornada no celular e se consegue cumprir o objetivo de marketing dele: geralmente agendar uma visita para conhecer a escola.

Inteligência de palavras-chaves: Com ferramentas de análise de volume de palavras-chaves que o Google oferece dentro da sua plataforma de anúncios ou no Google Trends, você consegue entender quais palavras tem mais volume de pesquisa e em quais momentos do ano. Sendo assim, você pode usar estas palavras com bom desempenho no conteúdo do seu site. Um redator que escreve para internet deve ter uma bo redação publicitária  que envolva, além de entender destas questões técnicas de palavras-chaves.

Artigos de notícias locais: Entre em contato com veículos de notícias locais para destacar eventos, conquistas e iniciativas da escola. Garanta que esses artigos tenham um link para o seu site.

Blogs e comunidade: colabore com blogueiros e sites da comunidade para contribuir com postagens ou ter a sua empresa em destaque. Podem ser peças de conteúdo independentes ou participar de guias e calendários de programação. Devem incluir backlinks (redirecionamentos) para o seu site .

Blogueiros: Redes socias e sites de influencers que você constrói parcerias. O Google entende que uma pessoa de autoridade colocou o link do seu site na rede social dele e você ganha pontos e autoridade com esta parceria. Quando sua empresa tem notícias em editoriais e jornais, sua relevância sobre muito nos buscadores.

Páginas de Prêmios e Reconhecimento: Crie páginas dedicadas destacando prêmios e reconhecimentos que recebeu. Crie links para os órgãos ou artigos premiados e incentive-os a criar links de volta para a sua empresa.

Dica profissional para backlinks poderosos: evite usar encurtadores de link como Bitly ao vincular de outros sites. Embora esses serviços forneçam análises de tráfego, eles podem diminuir o impacto de SEO, resultando em pouco ou nenhum ganho na autoridade do domínio.

Em vez disso, use parâmetros UTM para equipar a URL . Isso permite que você rastreie o tráfego de forma eficaz, ao mesmo tempo em que impacta positivamente a autoridade do domínio e o SEO. Dito isso, os encurtadores de link continuam úteis para postagens de mídia social onde os links normalmente têm atributos “sem rastreamento” de qualquer maneira.

Links de saída para outros sites criam credibilidade para o SEO da sua escola:

Links para fontes confiáveis: certifique-se de que o site da sua empresa, tenha links para recursos, parceiros e organizações de acreditação confiáveis ​​e relevantes.

Parcerias e colaborações: Destaque parcerias com outras instituições educacionais ou organizações locais. Destaque-as no site e crie links para os sites dos parceiros, incentivando links recíprocos.

Isso pode significar criar links para palestrantes que administram o desenvolvimento profissional para sua equipe, criar links para entidades que concedem prêmios entre outros.

Essas conexões aumentam a credibilidade e a confiabilidade do seu site aos olhos dos mecanismos de busca.

A qualidade e a frequência do conteúdo afetam o SEO da sua empresa:

Atualizar frequentemente: Mantenha um blog ou seção de notícias no site da sua empresa onde você regularmente posta atualizações sobre dicas, produtos, sua história e outros assuntos que encantem seu público.

O Google quer entregar conteúdo novo e relevante para aqueles que pesquisam, então publicar frequentemente e atualizar ou republicar conteúdo antigo é muito eficaz.